quinta-feira, 10 de março de 2016

DINSTINGUILLA por Dyener

O projeto DISTINGUILLA, criado por um grupo de amigos que se sentiam extremamente reprimidos artisticamente, devido ao excesso de academicismo e burocratização das atividades humanas, resolveu dar vez a uma criação que falasse por eles sem o compromisso e a responsabilidade de uma vida adulta, regrada a formalidades e supressão de sentimentos. Difícil se faz descrever em palavras o que realmente queríamos com a criação do projeto, até porque foi algo que surgiu do coração, e não do cérebro. No entanto, eramos certos de que precisávamos de algo para nos expressarmos sobre a vida, as coisas e as pessoas a nossa volta, e usaríamos como válvula de escape única e exclusivamente a arte. Textos, poesias, poemas e ilustrações, elaboradas por um grupo de amigos e amantes da arte e de tudo aquilo que a acompanha, eram o único comprometimento do projeto, expor e trazer àquele que lê um pouco mais de artisticidade, sentimentalidade e até mesmo criticidade, porque não?! 

Dyener, Distinguilla, 2015, 1080x1512, Digital art


A DISTINGUILLA, enquanto um ser material, foi pensada à partir de dois amigos, até então ainda não membros do projeto, que ao lerem um texto de uma disciplina qualquer, se depararam com uma palavra de mesma configuração visual, mesma escrita, alí deram vez a imaginação considerando o fato daquela palavra ser uma espécie "rara" de iguanas ou lagartos, construindo no imaginário algo que viria a ser posteriormente o nosso "selo artístico", a nossa marca. (Acima pode se ver a ilustração, também criada por um dos membro do projeto.)

Ainda não sabemos se vamos continuar ou não com a DISTINGUILLA, até porque ela não exige de nós uma postura ou demanda de nós compromisso, ela estará simplesmente ali, do lado, pronta para nos receber quando necessário, disponível à nós nos momentos onde a arte fale mais alto. Ela, a Dinstinguilla, este projeto de jovens graduandos que facilmente pode ser esquecido com o passar dos anos pelos mesmos, mas que teve sua importância na formação desses que a criaram...

Nenhum comentário:

Postar um comentário