terça-feira, 20 de agosto de 2013

Experiências discursivas

EXPERIÊNCIAS DISCURSIVAS

de Lucas Mores

 Entre os dias 24 a 26 de Junho ocorreu o Colóquio Nacional de Estudos de Gênero e História, do qual participei com ouvinte e monitor. Este evento teve participação do PET-História na parte organizacional. Observei uma multiplicidade de sujeitos no evento, principalmente por estar na grande parte dele na secretaria, logo, compreendi que não havia visto anteriormente na Unicentro tantas pessoas em um evento acadêmico, principalmente no que diz respeito ao curso de História.

                                                                                                               Mesa Redonda com a Profa. Janaína Xavier do Nascimento, Prof. Jó Klanovicz e Profa. Yonissa Wadi
           
 Ocorreram várias discussões em simpósios   temáticos e mesas redondas, das quais estive   monitor no simpósio temático oito, denominado “O gênero e as práticas discursivas na história: a construção das sensibilidades, sociabilidades e identidades femininas e masculinas”; como também o simpósio temático dez, que tinha por objetivo problematizar este simpósio problematizava questões da intersecção de pesquisas da categoria do gênero com história ambiental e das ciências. Em relação as mesas redondas, a que mais me chamou a atenção foi o debate sobre Gênero e um diálogo com história das ciências, da qual participaram as professoras Yonissa Wadi (UNIOESTE) e Janaína Xavier do Nascimento (UTFPR).

          

                                                                                                                                                       2º dia de evento

  Dentre os petianos, tínhamos que realizar uma entrevista com alguma pesquisadora que viria para o evento. Fiz a entrevista com a professora Yonissa Wadi, acompanhado do acadêmico do 4º ano de História, Renilson Beraldo. A entrevista foi excelente, além de relatar sua trajetória acadêmica e demonstrar grande erudição, a professora Yonissa fez várias falas com o objetivo de auxiliar acadêmicos na compreensão do campo da História da Loucura e da Psiquiatria. A entrevista durou aproximadamente 1:30 horas, porém, a percepção de tempo que tivemos ao ouvi-la foi bem menor, pois a professora falou de uma maneira agradável sobre os temas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário