quinta-feira, 7 de abril de 2016

EXPERIÊNCIAS DISCURSIVAS

Ok Computer por Maxton Moreira Filho




A ideia para escrever um texto sobre o melhor álbum, de uma das mais importantes bandas de rock alternativo, veio nesse mês de março quando entraram em minha casa, furtando dois computadores e outros objetos. 
Mas o que tem haver o roubo com o álbum do Radiohead?
Bom, dois dias após o roubo, em uma tarde onde havia muita coisa para se fazer, mas sem meu computador disse a mim mesmo que não tinha como ser feito, resolvi mexer em uma parte do meu guarda roupa, onde acumulo as coisas que tem um certo valor sentimental, me deparai com o álbum já citado, resolvi colocá-lo no cd-player e escutá-lo na integra e foi uma experiência digamos nova. Diferente das outras vezes que escutei, indo para escola, no transito, sem estar imerso na correria do dia, pude reparar o quanto estava imerso na critica social que o álbum lança.
A temática que permeia o álbum é do ser humano sendo absorvido pelo cotidiano, o quanto estamos distantes de nós mesmos e dos outros. A tecnologia que seria um auxilio para aproximar as relações os seres humanos, acaba nos afastando. Não compramos um computador ou celular novo porque precisamos, mas sim pra manter um status quo, pois sem ele seriamos diferentes, e o diferente é ruim é rejeitado. Isto esta muito bem mostrado na música Let Down, quando Thom Yorke canta “Pessoas desapontadas, apegando-se à bens matérias. E quando conseguem é tão...decepcionante”.  A partir dessa musica percebi que não estava frustrado pelo computador que foi roubado, pois á muitos melhores que ele no mercado, ou pela falta de dinheiro para adquirir um novo., ou ainda minha pesquisa que estava toda lá, mas sim porque eu estava fora desse sistema, ou desconectado, não poderia conversar com meus colegas, participar das discussões pois só os conheço por de trás de uma tela de computador se realmente posso chamar isso de conhecer.
É incrível que as ideias apresentadas por um disco lançado no dia 21 de maio de 1997, estejam tão atuais, como aluno de história a palavra “afrente do seu tempo” como muitos usam para designar o álbum, não me agrada, é algo errado, pois pela minha percepção isso desvaloriza todo o trabalho que Thom York e seu grupo tiveram ao reparar no que acontece em sua volta entende-la, e fazer uma critica sobre a mesma. Esse episodio em minha vida, me fez perceber, o quanto a sociedade e suas camadas são complexas, não percebia que estava totalmente submerso naquilo que criticava, que estou longe de entender o que seria á “História mais Humana” que minha professora Liliane, tanto falava nas aulas de Introdução aos Estudos Históricos, no ano de 2015 que passou.


Palavras-chaves: Ok Computer, Critica social, Radiohead, Tecnologia.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário